Herdade do Freixo do Meio
Alfredo Sendim

Sobre este Orador

É Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, Mestre em Economia Agrícola (Universidade de Évora), com Pós-graduação em “Agricultural Business Management” Instituto Agronómico de Chania, Grécia (CIHEAM).

É administrador de diversas empresas nacionais, nas áreas da produção agro-silvo-pecuária, da agroindústria e da comercialização de produtos rurais (Alentejo) e dirigente associativo rural, em organizações de produção, transformação, comercio, serviços e de representação sectorial;

Tem especial interesse em modelos de agricultura sustentável como a Agricultura Biológica, e em sistemas agrícolas multi-funcionais. A Herdade do Freixo do Meio é um exemplo incontornável para quem queira pensar alternativas para uma agropecuária sustentável. Através da recuperação do montado mostrou que é possível uma exploração multifuncional, integral e sustentada dos recursos, sem os esgotar. É lá que Alfredo Cunhal Sendim, desenvolve vários projetos que visam recuperar o modo de viver do montado alentejano em diversas componentes, inclusive na económica, empregando 35 pessoas da região e produzindo desde frutas, vegetais e cereais a carnes de porco, vaca, borrego, frango ou peru, muitas vezes transformados na própria propriedade.